Milheirós de Poiares | 1. Descrição


Nota inicial
A informação que se organiza e disponibiliza nas páginas seguintes (páginas 1 a 3) foi gentilmente cedida pelo Ex.mo Sr. Dr. Manuel Joaquim dos Santos Conceição.



Milheirós de Poiares é uma das 31  freguesias do concelho de Santa Maria da Feira. Pertence ao distrito de Aveiro e à diocese do Porto. Confronta com S. João da Madeira, Macieira de Sarnes, Cesar, Romariz, Pigeiros, Escapães e Arrifana.

Tem uma área de 8,1 Km2 e abrange os seguintes lugares: Gaiate, Mámoa, Relvas, Fundo-da-Aldeia, Casal, Gândara, Milheirós, Igreja, Palhaça, Lomba, Casais, Dentazes, Pedra Verde, Fonte da Piolha, Pereiro, Outeiro, Escarigo, Espinheira, Seixal e Corujeira.

A igreja paroquial tem S. Miguel por padroeiro e foi construída entre 1904 e 1907, substituindo a anterior, que remontava aos inícios do século XVII e era muito pequena. Possui três bonitos retábulos, o principal e dois colaterais ao arco cruzeiro, de talha dourada dos finais do século XVII. 
Para além da igreja, há quatro capelas, duas particulares, a de Santo António em Dentazes e a Santa Eugénia na Quinta do Seixal, e duas públicas, a de Nossa Senhora das Dores, outrora de S. João Baptista, em Gaiate e a de S. Geraldo junto à igreja.
É costume realizar-se anualmente as festas em honra de S. Geraldo e de S. Miguel, com muita afluência de pessoas , oriundas quer da freguesia quer de fora da freguesia. 

No âmbito da educação e do ensino, há uma escola básica dos 2º e 3º ciclos de 24 turmas, com campo de jogos e pavilhão de educação física, frequentada pelos alunos do 5º ao 9º ano, sita no lugar da Mámoa, duas escolas básicas do 1º ciclo, uma no lugar da Igreja e outra no Pereiro, o jardim de infância da Igreja e a creche e o jardim de infância do Centro Social Dr. Crispim T. B. de Castro. 

Quanto ao desporto, há o Grupo Desportivo Milheiroense, 2 coletividades de columbofilia, o Clube de Caçadores e Pescadores, um gimno-físico descoberto destinado à prática de andebol, básquete, ténis e futebol de salão, situado no lugar da Igreja.

Relativamente à atividade artística, há o Grupo Cénico Os Velhos, escola de dança, ballet e música, sob a égide do Centro Social Dr. Crispim. 

No que respeita à saúde, há um centro de saúde estatal, vários consultórios médicos, laboratório de análises clínicas e farmácia privados.

As atividades económicas repartem-se pela indústria (de calçado, marroquinaria, serralharia, etc.) comércio (restaurante, cafés, pastelarias, pronto a vestir, super-mercados, etc) e agricultura (milho, feijão, batatas, produtos hortículas, forragens, etc.). No entanto, uma grande parte da população labora nas localidades vizinhas, sobretudo, em S. João da Madeira e Arrifana. 

No âmbito social, o Centro Social Dr. Crispim T. B. de Castro tem a seu cargo um centro de dia e um lar para idosos, e foram construídos 33 apartamentos destinados às famílias mais carentes de habitação.