Génese do projeto


Proposta de atividade a desenvolver no âmbito das comemorações dos 500 anos do topónimo “de Poiares”. 




Enquadramento

A informação sobre a freguesia de Milheirós de Poiares é uma mais-valia que deverá estar disponível para consulta e conhecimento de quem a procura. Nesse sentido, a organização de uma publicação que reúna informação sobre a história da freguesia, nomeadamente, sobre origem e evolução do topónimo, os lugares, os edifícios, as figuras ilustres e as instituições é uma tarefa oportuna, dadas as comemorações referidas.

“Conhecer Milheirós de Poiares” constitui-se, assim, como uma forma de abraçar esta freguesia, divulgando a sua história. Esta tarefa promoverá o contato dos fregueses com o passado da terra que habitam. E esta consciência poderá, por sua vez, estimular a sua intervenção em projetos que continuem a projetar o nome desta localidade. 

A intervenção junto do público escolar será uma opção a não descurar dado que poderá este projeto constituir-se como um excelente contributo no âmbito da sua educação para a cidadania. 


Objetivos

Divulgar a história de Milheirós de Poiares;
Promover o conhecimento da história de Milheirós de Poiares;
Desenvolver a educação para a cidadania ativa e empenhada;


Destinatários

São destinatários principais os fregueses de Milheirós de Poiares e, nomeadamente, os alunos que frequentam as escolas do ensino básico desta freguesia.


Fases do projeto

O projeto terá 4 fases, iniciando-se em maio próximo e prevendo-se a sua conclusão em fevereiro de 2014.

A primeira fase terá como objetivo a recolha e o tratamento da informação sobre a história da freguesia. Este trabalho contará com a colaboração dos elementos que compõem as secções “História” e “Cultura” da associação “Abraçar Milheirós de Poiares.” Para organizar e estruturar a informação, será criado um blogue. Prevê-se que esta fase esteja concluída no final do mês de agosto.

Na segunda fase, será elaborado o regulamento de um concurso de escrita que se inspirará nas personalidades e nos lugares da freguesia. Os candidatos, alunos do ensino básico, poderão concorrer na modalidade de texto narrativo ou de texto lírico e serão agrupados de acordo com a idade. 
De seguida, serão divulgados o blogue e o concurso através dos sócios da Associação, do Facebook da Junta de Freguesia e de outros meios e formas disponíveis e adequados. Serão também contactadas as escolas básicas de Milheirós de Poiares.
Prevê-se que esta fase esteja concluída até ao final do mês de setembro.

Na terceira fase, de outubro a dezembro, decorrerá a receção dos trabalhos a concurso. Findo o prazo estipulado para a entrega dos trabalhos, reunirá o júri para, conforme regulamento, eleger os melhores trabalhos. Esta fase deverá estar concluída até ao dia 15 de janeiro de 2014. 

Finalmente, na quarta fase, a decorrer em data oportuna (a mais próxima possível do dia 10 de fevereiro de 2014), serão contactados os autores vencedores para uma sessão de apresentação pública dos trabalhos e receção do respetivo prémio.


Avaliação

A avaliação do projeto far-se-á ao nível da participação que terá com indicador a adesão ao projeto, sustentada pelo número visitas ao blogue e pelo número de trabalhos a concurso.


Conclusão

Do projeto será elaborado um relatório a publicar no blogue. 

O blogue poderá ter continuidade e assumir-se como meio de comunicação da associação “Abraçar Milheirós” onde poderão ser divulgadas as notícias do que de relevante vai ocorrendo na associação e na freguesia.


Milheirós de Poiares, 17 de março de 2013

Jaime Ribeiro